Contatos

NOSSOS VALORES

NOSSOS VALORES
Entre em contato para maiores detalhes.

Índice de Massa Corporal

Índice de Massa Corporal
Calcule o seu IMC através do seguinte cálculo: divida seu peso (em kg) por sua altura ao quadrado (altura x altura, em metros)

Tipos de Obesidade

Tipos de Obesidade
Obesidade tipo "Maçã" e tipo "Pera"

Perímetro da Cintura

Perímetro da Cintura
O perímetro da cintura tem sido considerado como o melhor indicador de risco para complicações metabólicas. Como medir: com uma fita métrica verifique a circunferência de sua cintura na altura do umbigo (sem apertar a fita).

Relação Cintura Quadril - Mulheres

Relação Cintura Quadril - Mulheres
Meça a sua cintura na altura do umbigo. Depois, meça o seu quadril, na altura das nádegas. Então, divida o valor obtido na cintura (cm) pelo valor obtido no quadril (cm).

Relação Cintura Quadril - Homens

Relação Cintura Quadril - Homens
Meça a sua cintura na altura do umbigo. Depois, meça o seu quadril, na altura das nádegas. Então, divida o valor obtido na cintura (cm) pelo valor obtido no quadril (cm).

Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Intolerância à Lactose


A intolerância a lactose está entre as queixas mais presentes na clínica médica. Sintomas simples como flatulência, desconforto abdominal, inchaço e prisão de ventre podem sugerir esta intolerância. Porém, com a retirada da lactose, estes sintomas desaparecem.
A intolerância é a inabilidade para digerir a lactose – que é o açúcar do leite. Para que ocorra a absorção correta do açúcar, é necessário “quebrar” a lactose em moléculas menores pela enzima lactase. Quando esta enzima está deficiente no corpo, leva a uma má digestão do açúcar. A deficiência da enzima pode ser decorrente de doenças intestinais, queda da produção da enzima com o avançar da idade, ou mesmo por causas genéticas.
Os sintomas mais comuns da intolerância são: problemas intestinais (diarréia alternada com constipação), flatulência excessiva, cólica e distensão abdominal. Estes sintomas ocorrem quando a pessoa intolerante consome produtos com leite e, muitas vezes, seus derivados (queijos, molhos brancos, iogurte, etc). O início dos sintomas é bastante individual.
Aparecendo alguns destes sintomas, a pessoa deve procurar um médico para fazer os exames específicos necessários para avaliar se é ou não intolerância. Se a intolerância for detectada, o tratamento é alimentar – com a retirada de produtos com leite ou com lactose – e/ou reposição da enzima. O exame deve ser feito, pois além da intolerância ao açúcar do leite, as pessoas podem apresentar alergia a proteína do leite, cujos sintomas muitas vezes são confundidos.
Entre os substitutos do leite de vaca, o “leite de soja” (extrato) está entre a melhor opção. Com o avanço da tecnologia na indústria de alimentos, os produtos a base de soja estão cada vez melhores – principalmente em termos de sabor e aparência. Existem hoje no mercado diversas opções para quem não pode consumir leite: leite de soja com sabor, leite de vaca com baixa lactose, produtos a base de leite de soja, iogurtes de soja, shakes de soja, chocolates sem lactose e de soja, sorvetes, entre muitos outros.
Muitas vezes, os pacientes intolerantes à lactose conseguem consumir alimentos fermentados – como iogurtes e queijos produzidos com leite. Isso porque na fermentação os microorganismos fermentam a lactose, diminuindo a quantidade presente no alimento. Assim, para quem não é totalmente intolerante, estes alimentos não trazem desconforto. Mas deve haver muito cuidado: produtos que levam leite, como bolos, pudins, bolachas e cremes, podem causar desconforto.


Autora: Márcia Keller Alves - coluna publicada em 24/10/2008, no Jornal da Região (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário